sexta-feira, 29 de abril de 2011

Química 1º E e 2º C - Noite - Professora Jessica

Acidente de Chernobyl completa 25 anos


No dia 26 de abril de 1986, há exatos 25 anos, o mundo voltava seus olhos para uma pequena cidade da Ucrania. Uma falha no resfriamento causou a explosão de um reator da usina de Chernobyl. Um fluxo de vapor, carregado de partículas radiotivas foi lançado a mil metros de altura, se espalhando também por quilômetros no entorno da usina. Resultado: o então governo soviético admitiu 15 mil mortes, mas pelas contas de organizações não governamentais, foram pelo menos 60 mil.

Um batalhão de operários, sem equipamentos adquado, passou dias tentanto isolar o reator. Nenhum trabalhador sobreviveu. Eles enfrentaram a radiação lutando contra um inimigo invisível, como bem descreve o físico da USP e um dos maiores especialistas na área nuclear, José Goldemberg. “Você fica totalmente impotente diante de um acidente. Quando tem um incêndio, os bombeiros podem chegar perto. Porém, quando acontece um desastre como esse você não pode chegar perto”.

Uma cidade tétrica. Abandonada. Silenciosa. Adjetivos não faltam para descrever a Chernobyl, anos depos da tragédia, cidade que até o início dos anos 80 era considerada moderna, importante economicamente, mas que hoje se enquadraria num outro cenário.

Vinte e cinco anos depois Chernobyl esta voltando ano noticiário mundial. Mas não pela data que lembra a tragédia de duas décadas e meia atrás. É que um outro acidente nuclear ainda desperta as atenções do mundo. Depois de um terremoto, seguido de um tsunami último dia 10 de março, uma explosão em um dos reatores da usina Nuclear de Fukukisma no Japão, espalhou urânio na atmosfera. Ainda existem muitas dúvidas quanto ao tamanho da nova tragédia. O físico José goldemberg, no entanto, tem a certeza de que “o acidente mostrou a “face escuro” da energia nuclear, que parecia ser atraente e o milagre acabou”.

Chernobyl, Fukushima,o ser humano aprende com os erros. Ainda que existam novos tecnologias a disposição da humanidade,mais conhecimento sobre as questões nucleares, o físico José Goldemberg finaliza dizendo que é preciso ter humildade em considerá-la um instrumento ao nosso serviço e não, uma arma de destruição.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Paz - Professora Jessica

Aula de Química - Professora Jessica - 1º ano D Noite



Este pequeno filme animado é uma história de uma profecia dos nativos Norte-Americanos. É a história da humanidade, tomando o caminho errado, com a ESPERANÇA que um dia iremos encontrar o caminho da Paz e do Amor.

"Hope" é um filme único e poderoso com uma mensagem de paz para o futuro. Combinando animação, imagens de arquivo e animação viva, em uma história de múltiplas camadas não lineares, o filme coloca o espectador em uma jornada fascinante através da experiência HUMANA. 'Hope' é moldado pelo conhecimento e idéias de Willy Whitefeather, um homem aos seus sessenta descendente de Cherokee, um contador de histórias, curandeiro, survivalist (*) e um índividuo de espírito e coração.

(*) survivalist (sobrevivencialista ?!?!)- É um praticante do sobrevivencialismo, que é um movimento que tenta antecipar e tomar atitues contra possíveis catástrofes e distúrbios futuros-treinamentos médicos, estocando água, comida.

Estamos vendo guerras, genocídios, doenças, mudanças climáticas tais como aquecimento global, e mudanças potenciais na terra que tem sido antecipadas por muitos videntes e povos indígenas. Esta é esta história com efeitos visuais e trilha sonora que irá te conduzir a suas raízes. Precisamos mudar este caminho, sem hesitação.

Usando histórias e tradições dos Nativos Norte-Americanos e culturas mundiais, Whitefeather combina sonhos, imagens e reminiscências de nossa memória coletiva para enviar uma mensagem de Esperança para o nosso FUTURO. Agora é o tempo de se reconectar com o Espírito, para reconhecer os efeitos de nossas ações, para avaliar as causas primeiras do sofrimento e para redesenhar nossa vida e nosso mundo em um Lugar mais HARMONIOSO.

A trilha sonora é desenhada com batidas de coração, respiração, flautas de madeira, percussção, trovões, maracás, uma canção de ninar tradicional da Nação Cherokee e música original. "Hope" urge-nos a mudar o curso e seguir o caminho do Espírito, Responsabilidade, Beleza, Simplicidade e Gentileza, para que um dia nós também possamos conhecer a Esperança.

Este filme foi criado por Willy Whitefeather, dirigido por Cath
erine Margerin, e produzido por Mary Mathaisell & Luna Media.

sábado, 16 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA!!!

A única coisa constante em nossas vidas é a mudança. Aprender é mudar. Cada vez que aprendemos alguma coisa, há uma mudança em nós e o melhor dos aprendizados é aprender a ser feliz!

Feliz Mudança! Feliz Páscoa!

é o que desejamos a todos nós!

Abraços e uma FELIZ PÁSCOA


INÍCIO DO ANO LETIVO 2011


"A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender." (Albino Teixeira)