quarta-feira, 28 de abril de 2010

Trabalho de Ciências

Professora: Neusa
Série: 8º ano A
Tema: Células tronco
Data de entrega: 30/04/2010
Obs: Fazer em grupos de 3 pessoas

terça-feira, 27 de abril de 2010

DICAS DE ESTUDO

Este artigo mostra como fazer um bom trabalho individual, ensina a fazer trabalho em grupo, dá dicas para aproveitar mais o seu tempo e para o vestibular.

Como fazer um bom trabalho individual?


Antes de se municiar com enciclopédias e livros, é interessante saber quais aspectos do tema serão tratados. Um jeito de definir isso é fazer uma lista de todos os pontos possíveis de serem abordados. A partir daí, é só selecionar os tópicos realmente importantes para desenvolver.

Com o tema delimitado, é hora de recolher informações em livros e artigos acessíveis e fáceis de consultar, como manuais didáticos, enciclopédias gerais ou especializadas, revistas, jornais e também na internet. Dependendo do assunto, é possível reunir uma boa variedade de material de pesquisa, abordando os diferentes aspectos do trabalho. Como ler tudo isso? Escolha as fontes que parecem mais interessantes e ricas em informações e comece a destrinchá-las.

Reserve um caderno para escrever todas as suas observações e resumos. Não se esqueça: folhas soltas são mais fáceis para anotar, mas também mais fáceis de perder.

Se preferir sublinhar as partes mais importantes no próprio texto, não esqueça de tirar cópias do material – nada de riscar ou escrever em livros e enciclopédias. Para entender bem o conteúdo de um texto, é interessante fazer mais de uma leitura. Assim, vá em frente: leia cada um dos textos uma vez, prestando bastante atenção àquilo que eles dizem. Depois, faça a segunda leitura e, então, vá anotando ou sublinhando todas as informações que considerar relevantes para seu trabalho.

Redação final: A idéia é não simplesmente copiar o material, mas escrever com suas palavras o que entendeu dos textos analisados. Saiba que redigir um texto sobre um assunto que era quase desconhecido pode ser muito fascinante. Só assim você vai perceber quanta coisa aprendeu em tão pouco tempo!

A partir do roteiro, tente alinhar todas as anotações feitas anteriormente, reescrevendo-as com suas palavras e encaixando-as nos itens que você se propõe a desenvolver. Lembre-se: em um trabalho bem-feito, os textos são bem encadeados e os conteúdos, relacionados. Não perca tempo escrevendo coisas que estão além do que foi proposto

Depois de tudo escrito, faça um balanço do material, verificando se a redação final está compreensível e bem encadeada, se você já escreveu tudo o que sabe e acha importante sobre o tema ou se ainda falta alguma coisa.

Arremates finais: Quando você estiver satisfeito com o resultado do texto, vale caprichar também na apresentação. Dê um título bem expressivo para seu trabalho e organize a bibliografia. A bibliografia deve incluir os dados sobre todo o material que você utilizou para desenvolver a pesquisa, incluindo endereços dos sites consultados na internet.

Aprenda a fazer trabalho em grupo


Um trabalho em grupo não pode ser retalhado! Onde cada pedaço é feito por um aluno, juntam-se todas as partes, mistura-se de qualquer jeito e pronto: o resultado é um terror. Cuidado! Essa é a forma errada de construir um trabalho em grupo. Na verdade, tudo não passa de um quebra-cabeça que deve ser montado coletivamente, com a participação de todos os integrantes. Para isso é preciso organização, bom senso e arregaçar as mangas para pesquisar. Veja abaixo algumas dicas e observe que trabalhar em grupo pode ser uma ótima experiência. É uma boa oportunidade para compartilhar idéias, respeitar opiniões e desenvolver seus potenciais.

Equipe: Você pode aprender muitas coisas legais com o grupo: compartilhar idéias com os colegas, conhecer diferentes opiniões, trabalhar e buscar soluções em conjunto. Você ainda aprende a negociar e a ser diplomático. Tudo isso, no fundo, é uma forma de se preparar para a vida profissional.

Formação: O primeiro passo é a formação dos grupos. O critério de escolha geralmente é do professor. Os grupos podem se formar por afinidade, por interesse de assunto ou ainda por sorteio. O importante é que você se dê bem com o resto da equipe para que o andamento do trabalho seja bastante produtivo.

Normalmente o professor escolhe um tema geral, que é dividido em subtemas. Cada subtema deve ser desenvolvido por um grupo. Por exemplo, se o tema geral for a devastação do meio ambiente no Brasil, poderá ser dividido em vários subtemas, como o desmatamento na Amazônia, a destruição da Mata Atlântica e assim por diante.
Planejamento: Cada grupo deve, inicialmente, discutir em conjunto o subtema proposto. O ideal é que cada aluno exponha o que entendeu sobre o tema e o que sabe sobre o assunto. Depois, liste no papel todos os pontos possíveis de ser abordados. Em seguida, escolha aqueles que realmente devem ser desenvolvidos. Exemplo: se o subtema escolhido for a destruição da Mata Atlântica, os pontos levantados poderão ser: a vegetação original e sua localização; a fauna e o ecossistema; a devastação e suas conseqüências para o meio ambiente; e soluções para o problema, como o reflorestamento. Cada assunto pode virar um capítulo do trabalho final.
Dividir tarefas: Cada aluno pode escolher o tema de que mais gosta. Dentro de cada assunto, os estudantes ainda podem se dividir na pesquisa. Por exemplo, se três alunos decidirem pesquisar a vegetação original da Mata Atlântica, um deles poderá procurar informações em livros; outro, em jornais e revistas; e o terceiro, na internet. Solicite ao professor as fontes de pesquisa e a bibliografia.

Cronograma: Para colocar ordem no trabalho, o grupo deve eleger um coordenador – que pode variar em cada fase do trabalho. Ele será responsável por organizar o trabalho e acompanhar seu andamento. Outro ponto importante: o cronograma. Defina datas para reuniões e para a entrega das redações individuais e do texto final. Lembre-se de que trabalho entregue fora do prazo pode acarretar perda de pontos na nota.

Reuniões: Podem ser realizadas na própria escola, na biblioteca, na sala de aula, na casa dos alunos ou ainda na internet. Não se esqueça de levar o material pesquisado e solicitado para o encontro. Em cada reunião, você e seus colegas devem escrever em uma agenda tudo o que foi discutido. Dessa forma, todo mundo fica concentrado. No final, todos devem falar o que compreenderam da reunião. Isso é importante para ter certeza de que todos entenderam a mesma coisa.

Aproveite mais o seu tempo


Primeiramente perguntamos... Como o tempo passou rápido?!

O tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado, deve ser gasto! Somos responsáveis pelo tempo...

Separe tempo para trabalhar - é o preço do sucesso.
Separe tempo para pensar - é a fonte do poder.
Separe tempo para divertir-se - é o segredo da juventude eterna.
Separe tempo para ler - é a fonte da sabedoria.
Separe tempo para fazer amizade - é o caminho da felicidade.
Separe tempo para sonhar - é engatar seu vagão numa estrela.
Separe tempo para amar e ser amado - é o privilégio dos remidos.
Separe tempo para olhar a sua volta - o dia é muito curto para ser egoísta.
Separe tempo para rir - é a música da alma.

Para saber aproveitar o tempo, descreva o que você fez durante uma semana, como você utiliza o tempo na escola, nos trabalhos e nos finais de semana. Depois relate o que deve permanecer e o que deve ser mudado para chegar o mais próximo possível da semana ideal.

Interrupções

Telefonemas interrompem sua concentração e quebram seu ritmo de estudo. Quanto mais constantes eles forem, mais lenta será sua produção. Fofocas, passatempos e pessoas que não tem ocupação, acabam atrapalhando seu horário de estudo e perdendo tempo.

Procure observar quem o interrompe e quais os objetivos, na maioria das vezes é sempre a mesma pessoa.

Se possível, estude em lugar isolado, por onde não transitem pessoas livremente. Tire, por exemplo, cadeiras confortáveis das proximidades de sua mesa, para que você não seja incomodado por alguém.

Deixe claro que você está atarefado. Continue com a caneta em posição de escrever, a máquina ligada ou o papel na mão, mostrando que você deseja continuar sua tarefa. Diga que você tem pouco tempo disponível e seja bem objetivo.

Não deixe que essas interrupções sirvam de desculpas para mais perda de tempo. Assim que a pessoa for embora, reinicie seus estudos.

Seja flexível e criativo, lembre-se que sair da rotina dá mais sabor à vida, aumenta nossa experiência e amplia as possibilidades de realizações.

Vestibular


O local de estudo deve ser limpo, quieto, bem iluminado pelo sol, arejado e confortável. Deve ser um local em que você se sinta bem. A cadeira e a mesa devem ser adequadas ao seu peso/tamanho. O ambiente de estudo deve ser simples mas bem organizado. Dê preferência a sua casa, a fim de não perder tempo andando pelo trânsito...

Acostume-se a usar sempre os mesmos lápis e canetas que você levará no dia da prova, para se familiarizar com o material e diminuir o nervosismo na hora do exame.

Quando estiver na sala do exame, imagine-se no seu ambiente de estudo e esqueça dos outros vestibulandos ao redor. Saiba que você é o seu próprio fator limitante no vestibular e a concorrência não importa, pois eles provavelmente estarão suando frio durante a prova.

Para se obter sucesso no auto-estudo é preciso planejar seu horário, priorizando as disciplinas nas quais esteja mais fraco e estabelecendo um horário para cada uma dessas matérias. Dedique o resto do dia ao estudo das matérias menos prioritárias. Estude seis horas por dia, sete dias por semana e estude o máximo que puder, numa boa e com tranqüilidade. Será cansativo, mas será um grande investimento para o seu futuro. É melhor investir o tempo dessa maneira, não é mesmo? Boa sorte!

Fonte:  www.coladaweb.com

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aula de Português

Aula de Português
Professora Fátima Lima
Tema: Frase - Oração - Período
9º ano (B e C)
26/04/2010

Trabalho de Ciências

TEMA: Dinossauros
PROFESSORA: Neusa
SÉRIE: 7º E, C
DATA DE ENTREGA: 03/05/2010(segunda-feira)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Trabalho de Educação Física

Série: 7º D - manhã
Tema: Alimentação saudável
Entregar dia: 29/04/2010 (quinta-feira)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Nossa Equipe

Núcleo Gestor
Marta
Aurisete
Nady

Secretário
Genésio

Funcionários
Lourdes
Célia
Neném
Cilene
Marli
Ana Lúcia
Ana Paula
Luciano
Nilo
Rita
Sônia


Professores

Linguagens e Códigos
Teânia
Silvia
Andrea Marinho
Andrea Moreira
Ellanny
Marta Marques
Taciana
Elisiário
Manuela
Fátima
Gilson
Aurizanir
Malcolm

Ciências Naturais e Matemática
Thaís
Marjory
Roque
Magda
Neusa
Paulo
Maria José
Moacir
Werley
Cristina
Jéssica

Cultura e Sociedade
Helena
Madalena
Nadedja
Netha

PCA
Ortiz (Linguagens e Códigos)
Jéssica (Ciências Naturais e Matemática)
Cleine (Cultura e Sociedade)

Centro de Multimeios
Magda (Regente)
Laércia
Aureni

Orientador Pedagógico
Pedro Jorge

Laboratório de Informática
Denise
Roseane


EM BREVE TEREMOS AS FOTOS DE TODOS DE NOSSA EQUIPE.
AGUARDEM!!!





Trabalho de História

Professora: Helena
Série: 7º B - Manhã
Assunto: Bibliografia de Tiradentes (colar gravuras)
Entrega dia: 26/04/2010 (segunda-feira)

Trabalho de Português

Professora: Andrea Marinho
Série: 7º ano E - Manhã
Assunto: Sobre o cronista Luís Fernando Veríssimo. Fazer no caderno (não precisa destacar)
Entrega dia:
22/04/2010(quinta-feira)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO SARAIVA ATUAL

DATA E HORÁRIO: 08 de maio - sábado.
Das 08:30h às 12:30h

LOCAL: HOTEL PRAIA CENTRO (Av. Monsenhor Tabosa, 740 - Praia de Iracema - Fortaleza - CE

PÚBLICO ALVO: Profissionais de ensino de 6º ao 9º ano

PROGRAMAÇÃO:

8h30 às 9h - Abertura Oficial
9h às 10h30 - Palestra: Os sistemas de avaliação e a qualidade do ensino público
10h30 às 11h - Coffee break
11h às 12h30 - Painéis com autores

Painel de Língua Portuguesa 
Autora: Dileta Delmanto
GÊNEROS TEXTUAIS: O ENSINO DE QUADRINHOS NA ESCOLA

Painel de História
Autor: Alexandre Salles Pimenta
HISTÓRIA: PARADGMAS E METODOLOGIAS

Painel de Ciências
Autor: Sezar Sasson
AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E A IDEIA EM CIÊNCIAS E A IDEIA DE CIDADANIA

Painel de Geografia
Autor: Anselmo Lazaro Branco
OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO E A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

LIGUE AGORA E INSCREVA-SE!
(85) 3307-2362 com Cristina ou eventosce@editorasaraiva.com.br

  • Vagas limitadas
  • Inscrições gratuitas
  • Certificado de participação

Visita à Bienal do Livro em Fortaleza

Nossos alunos depois de uma manhã de compras na Bienal.

 
Parabéns a todos!
Veja mais fotos no Orkut da Escola.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ALUNOS QUE VISITARÃO AMANHÃ (16/04/2010) À BIENAL DO LIVRO
EDUARDO BRAGA BEZERRA JÚNIOR
7B
LEANDRO HENRIQUE GOMES SILVA
6C
NATÁLIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
7A
ANDERSON LOPES VIEIRA
7B
JOSÉ ARTUR ELOY DA SILVA
7A
AMANDA SOARES DOS SANTOS
7B
LAYANA SILVA DAMASCENO
7A
RAIANA JÚLIA SILVA OLIVEIRA
7A
FRANCISCO IGOR SALES CACAU
7A
ANTÔNIA GABRIELLA DA SILVA NUNES
7B
EDUARDA BRAGA DOS ANJOS
7B
LEIDIANE GOMES DA SILVA



7A
BRENO SILVA ALVES
6A
TANARA PAULA DO NASCIMENTO
7A
CLEANE NASCIMENTO DA SILVA
7B
WILLIAN PEREIRA DOS SANTOS
7A
FRANCISCO RULIO P. DA SILVA FILHO
6D
MARIA CLARISSE MENDES DA SILVA
7A
LUCAS MAIA MOTA
6C
LUANA SILVA DAMASCENO
7B
ITALO MIRANDA SILVA
7A
STEFFANY BALDWIN NOGUEIRA
8A
ABNER SOUSA LIMA
8D
HUGO ANDRADE SOUSA
8F
ELAINE SOARES ALMEIDA
8F
NEIVILANE QUEIROZ DE SOUSA
8G
FRANCISCA TATIANE MENDES FARIAS
8E
MICHELE CARNEIRO DA SILVA
8B
JARDEL SILVA DOS SANTOS
8C
BRENA RAQUEL DA COSTA ROCHA
8B
      CARLOS HENRIQUE DA ALMEIDA SILVA
8A
         JOSÉ MATHEUS DOS REIS GOMES
9E
              ANA KELLY DE SOUSA COSTA
1A
               FERNANDA LIMA DE SOUSA
1C
          ANTONIO EDUARDO O. DE SOUSA
1A
         ANTONIA GEANE XAVIER PEREIRA
2A
         ROMÁRIO DE OLIVEIRA PEREIRA
2A
            ISMAEL PEREIRA DA SILVA

           GABRIEL DA SILVA CAMPOS
3A
       EDUARDO FERNANDES DA SILVA
8A
           LORENA PEREIRA RAMOS
8B
Os alunos acima citados foram contemplados mediante participação em Projetos de Incentivo à Leitura oferecidos pelo Centro de Multimeios no ano de 2009.
  PARABÉNS A TODOS!
Aula de Ciências
Professora Neusa e Thaís
Tema: Células
Alunos participando do Projeto Recreio Online


Dois dias por semana são escolhidos 1 aluno de cada sala de aula, a critério do Professor, para se conectarem à internet no Laboratório de Informática durante o Recreio.
Projeto iniciado nesta Escola, em 2008, pela Professora Wlahilma de Queiroz.

Curiosidades


Os nossos olhos têm exatamente o mesmo tamanho desde que nascemos.

Para conseguirem um quilo de mel, as abelhas têm de visitar mais de 4 milhões de flores, percorrendo uma distância de quatro voltas ao planeta Terra.

Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.

O músculo mais forte do corpo é a língua.

As mulheres pestanejam duas vezes mais, que os homens.

Uma cobra pode dormir 3 anos.
Usar headphones só por uma hora, aumenta as bactérias nos ouvidos 700 vezes mais…
Se você espirrar com demasiada intensidade poderá fraturar uma costela. Se tentar suspender um espirro poderá rebentar um vaso sanguíneo no pescoço.

( fonte: Revista Oportunidades & Negócios, nº 13, ano 2 )

Já estamos em clima de Copa do Mundo!

Veja os detalhes da Copa do Mundo de futebol de 2010. O mundial de futebol de 2010 será realizado na África do Sul.


A Copa da África do Sul será a primeira a ser realizada no continente africano. Por poucos votos o país não sediou a Copa de 2006. A eleição para a sede foi bastante controversa, com suspeita de compra de votos a favor da Alemanha.

A votação para a primeira Copa do Mundo na África foi o resultado natural da perda da África do Sul da sede da Copa anterior. Este será o maior evento esportivo no continente africano que até então não sediou nenhuma Copa do Mundo nem Olimpíadas. Em 15 de maio de 2004 foi decidido em Zurique que a África do Sul será a sede da Copa de 2010. Líbia e Tunísia desistiram da competição. Mais informações no artigo: Como se escolhe um país para ser sede da Copa do Mundo?

A África do Sul será o único pré-classificado entre os trinta e dois países que participarão da Copa de 2010. Desde a Copa de 2006 o campeão da Copa anterior não garante vaga automática para o Mundial.

Apesar do fraco retrospecto em Copas a África do Sul foi escolhida devido a sua infra-estrutura. A seleção sul-africana venceu a Copa Africana de 1996 e participou apenas das Copas de 1998 de 2002, sendo eliminada na primeira fase em ambas as edições. A África do Sul não se classificou para a Copa de 2006 na Alemanha.

Os africanos ainda não chegaram as semifinais das Copas do Mundo, mas aos poucos vão ganhando espaço, como a realização do primeiro Mundial no continente. Desde a primeira vitória do continente com a Tunísia em 78 até a participações inesquecíveis de Camarões em 1990, Nigéria em 1994, Senegal em 2002 e de Gana em 2006.

2010 - Copa do Mundo da África do Sul

Seleções participantes: 32

África do Sul : Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Brasil : Camarões : Chile : Coreia do Norte : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Dinamarca : Eslováquia : Eslovênia : Estados Unidos : Espanha : França : Gana : Grécia : Holanda : Honduras : Inglaterra : Itália : Japão : México : Nigéria : Nova Zelândia : Paraguai : Portugal : Sérvia : Suíça : Uruguai
Mascote da Copa

Aconteceu em uma COPA DO MUNDO DA FIFA!

       Em 2002, na Coreia do Sul e Japão, aconteceu um dos gols mais rápidos em partidas de Mundial da FIFA. No jogo entre Turquia e Coreia, o atacante Hakan Sukur fez um gol contra os coreanos aos 11 segundos da partida.

       Uma das maiores goleadas em jogos de Mundial da FIFA foi na Espanha, em 1982: a Hungria fez 10 a 1 contra El Salvador.


       A Tunísia foi o primeiro país africano a vencer um jogo em competição mundial - e ainda empatou com a Alemanha,a campeã da época. A vitória foi contra o México, na Argentina, em 1978.
       
       A competição em 1962, no Chile, figura entre as mais violentas da história. Em apenas quatro dias de disputas, 50 jogadores já estavam contundidos.


       Na Espanha, em 1982, o sheik Fahid al Sabah, do Kuait, ficou indignado ao ver seu time perder para a França e, invadindo o campo, exigiu a anulação do último gol.

       Em partida contra a Polônia, em 1938, na França, o Brasil venceu de 6 a 5. Um desses suados gols foi feito por Leônidas da Silva descalço.


       Também no Chile, em 1962, durante o jogo entre Brasil e Inglaterra, um cachorro invadiu o campo, driblou Garrincha e foi pego pelo inglês Greaves.


       O suiço Leopold Kielholz jogava de óculos e, mesmo assim, fez três gols na competição de 1934, na Itália.


       Na Suiça, em 1954, Juan Eduardo Hohberg, jogador do Uruguai, desmaiou em pleno gramado. Um pouco antes, ele havia empatado o jogo contra a Hungria.


       O atacante uruguaio Héctor Castro - que jogou na competição de 1930, no Uruguai - não tinha a mão direita. Por isso e por seu talento, era conhecido como el divino manco.


       O italiano Luigi Bertolini, famoso por seus cabeceios, jogou, em 1934, na Itália, com uma faixa na cabeça para se proteger das costuras grosseiras da bola.


       Em 1986, no México, na abertura do jogo entre Brasil e Espanha, em vez do Hino Nacional brasileiro, o que todo mundo ouviu, por engano, foi o Hino à Bandeira.


       Em 1994, nos EUA, no jogo entre Bulgária e México, Marcelino Bernal, mexicano meio-campista, quebrou a trave, tamanho foi seu esforço para alcançar a bola.


       O jogador argentino Rattin e o árbitro alemão Kreitlein se desentenderam por questão linguística - em 1966, na Inglaterra - e o argentino foi expulso. Foi um mal-entendido histórico, o que motivou a criação dos cartões amarelo e vermelho.


       Maravilhado com a vitória do Brasil em 1958, na Suécia, o dentista da Seleção Brasileira, Mário Trigo, deixou as formalidades de lado e abraçou o rei Gustavo VI Adolfo, dizendo: "Oi, rei! Tudo bem?"

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Alunos do 6º ano C da Professora Thaís (Matemática) trabalhando com o Material Dourado.
Mais fotos referentes a essa postagem no orkut da Escola.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O CONTADOR DE HISTÓRIAS

FILME INDICADO POR JÉSSICA FREITAS (Professora e PCA)

O Contador de Histórias, filme de Luiz Villaça baseado na vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, é a história de como o afeto pode transformar a realidade. Caçula entre dez irmãos, Roberto desde cedo demonstra um talento especial para contar histórias, transformando, com a narrativa, suas próprias experiências de frustração em fábulas cativantes.
Aos 6 anos, o menino cheio de imaginação é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém criada pelo governo. Ela acredita estar, assim, garantindo um futuro melhor para seu filho. A realidade na instituição é diferente do que se promovia pela propaganda na TV; e Roberto, aos poucos, perde a esperança. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como ‘irrecuperável’, nas palavras da diretora da entidade.
Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que vem ao Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa, Roberto representa um desafio. Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, tenta se aproximar dele. O garoto em princípio reluta, mas, depois de uma experiência traumática, procura abrigo na casa de Margherit.
O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que porá em xeque a descrença de Roberto em seu futuro e desafiará Margherit a manter suas convicções. O Contador de Histórias foi rodado em Belo Horizonte, São Paulo, Paulinia e Portugal.
A atriz franco -portuguesa Maria de Medeiros (Pulp Fiction, Henry & June, Capitães de Abril) interpreta Margherit. Roberto Carlos é interpretado pelos atores Marco Ribeiro (6 anos), Paulinho Mendes (13 anos) e Clayton Santos (20 anos). Denise Fraga assina a produção com Francisco Ramalho Jr..
ATENÇÃO PROFESSORES(AS) 
A Secretaria da Educação (Seduc) abre processo de seleção e matrícula no curso de Produção de Materiais Didáticos Digitais, no período de 12 a 20 de abril. O objetivo é a formação continuada de professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino, com capacitação técnica e pedagógica de concepção, produção e uso de atividades didáticas com recursos digitais integrados ao processo de ensino e aprendizagem no dia a dia da escola.

O curso será à distância, no ambiente virtual ThinkQuest Projects, com carga horária de 120 horas/aula, no período de 3 de maio a 6 de setembro, com intervalo no mês de julho. São oferecidas 360 vagas. Podem se inscrever professores efetivos e temporários da rede pública estadual.


Para mais informaçoes acesse o site da seduc neste link 

quarta-feira, 7 de abril de 2010



O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo
De 9 a 18 de abril - Centro de Conveções


A IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará será realizada de 9 a 18 de abril, das 9h às 22h (exceto dia 09 que irá abrir as 12h) no Centro de Convenções de Fortaleza. O evento traz como tema principal “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e pretende revelar os caminhos que se unem no universo da leitura. A homenageada desta edição é a escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras irão nomear espaços montados no local de realização do evento. A Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura mundial e nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura, em uma vasta programação nos turnos da manhã, tarde e noite.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Datas Comemorativas do Mês de Abril - 2010

01 · Dia da Mentira

01 . Dia da Abolição da Escravidão dos Índios - 1680

02 · Dia do Propagandista

02 · Dia Internacional do Livro Infantil

02 . Páscoa

04 · Dia Nacional do Parkinsoniano

07 · Dia do Corretor

07 · Dia do Jornalismo

07 · Dia do Médico Legista

07 · Dia Mundial da Saúde

08 · Dia da Natação

08 · Dia do Correio

08 · Dia Mundial do Combate ao Câncer

09 · Dia Nacional do Aço

10 · Dia da Engenharia

12 · Dia do Obstetra

13 · Dia do Office-Boy

13 · Dia dos Jovens

13 . Dia do Hino Nacional -1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831

14 · Dia Pan-Americano

15 · Dia da Conservação do Solo

15 · Dia Mundial do Desenhista

15 · Dia do Desarmamento Infantil

16 . Dia da Voz
18 · Dia Nacional do Livro Infantil

18 · Dia de Monteiro Lobato

19 · Dia do Índio

19 · Dia do Exército Brasileiro

20 · Dia do Diplomata

20 . Dia do Disco

21 · Tiradentes FERIADO

21 · Dia da Latinidade

21 · Dia do Metalúrgico

21 . Dia do Policial Civil

21 . Dia do Policial Militar
22 · Descobrimento do Brasil

22 · Dia da Força Aérea Brasileira

22 · Dia da Comunidade luso-brasileira

22 . Dia do Planeta Terra

23 · Dia de São Jorge

23 · Dia Mundial do Escoteiro

23 . Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

23. Dia Nacional da Educação de Surdos

24 · Dia do Agente de Viagem

24 · Dia Internacional do Jovem Trabalhador

25 · Dia do Contabilista

26 · Dia do Goleiro

26 · Dia da 1ª Missa no Brasil

27 · Dia da Empregada Doméstica

27 · Dia do Sacerdote

28 · Dia da Educação

28 · Dia da Sogra

30 · Dia do Ferroviário

30 · Dia Nacional da Mulher