segunda-feira, 20 de maio de 2013

A força da imagem

Por: Isabel C. S. Vargas

Já mencionei minha opinião à cerca da influência que a televisão exerce na vida das pessoas, a ponto de torná-las escravas de horários, de programas, de emissoras, das mensagens diretas ou camufladas (subliminares) emitidas nos comerciais e até mesmo no desenrolar das novelas, de modo que nem percebem que aquilo está sendo absorvido, pela forma sutil (às vezes nem tanto) que são inseridas. Em decorrência deixam de ter maior convivência, mais entrosamento, momentos de diálogo e de interação com os demais membros da família.
            Antigamente, toda a família reunia-se na sala para assistir televisão. Hoje, adultos, adolescentes e crianças têm aparelho nos respectivos quartos, o que favorece o distanciamento, cada um assistindo o que lhe interessa, sendo que muitas vezes assistem programas inadequados para a idade, absorvendo conteúdos de programas violentos, impróprios para a idade e consequentemente para seu grau de amadurecimento.
            O diálogo torna-se raro, a influência positiva que deveria ser transmitida no convívio familiar torna-se escassa, sendo suprida de forma errônea pelos programas de televisão, no geral sem cunho educativo, formando conceitos distorcidos, transmitindo valores falsos, além de habituar a quem assiste às situações violentas, absurdas (agressão, morte, espancamento, estupro, discriminação, furtos, roubos, seqüestros, extorções, corrupção, estelionato e uma gama enorme de condutas tipificadas no Código Penal) de forma que assim acaba ocorrendo o fenômeno denominado psicoadaptação, no qual o indivíduo já não reage mais frente à ocorrência dos mesmos, porque eles se tornaram habituais, estão inseridos no cotidiano de todos.
            A substituição do hábito da leitura - no qual cada um dá asas à fantasia e produz a imagem que lhe parece representar o que está lendo, desenvolvendo desta forma a imaginação - pela imagem pronta recebida através da televisão ou mesmo do computador, empobreceu a fantasia, o sonho a imaginação de cada um, assim como o vocabulário e o diálogo. Muitas vezes ocorre de compararmos a leitura de determinado livro, com o respectivo filme e verificarmos que o livro parece sempre melhor, mais completo que o filme, isto porque a imagem substitui muito do livro além de ser passada da forma que é interpretada, entendida pelo diretor e transmitida pelo ator, não correspondendo ao imaginado no desenrolar da leitura.
            Por tudo isto creio que a criança parece crescer rápido demais, perdendo muito cedo o doce sabor da ilusão, da fantasia, da pureza, da ingenuidade, pela forte influência da mídia; o jovem torna-se descrente de certos valores que podem lhe parecer ultrapassados, pelo que está faltando ser passado pela família e frente às “verdades” ou realidade que lhe é transmitida pela televisão, de maneira muito forte; o adulto sente-se frustrado pela impotência de enfrentar um concorrente tão poderoso e que ao invés disto deveria ser um auxiliar na educação dos filhos; o idoso fica totalmente fora deste contexto, tão distanciado de tudo aquilo que vivenciou no passado e que se processa numa velocidade acentuada, num ritmo diferente daquele que a idade lhe permite acompanhar, entender e absorver.
            A leitura, a televisão, o computador, a internet, todos os avanços tecnológicos são ótimos, devem ser valorizados, mas não podemos cultuá-los como se fossem mais importantes que os seres humanos e os relacionamentos.
            É importante usá-los com discernimento e colocá-los a serviço da evolução do ser humano e de uma convivência melhor e mais fraterna.

Fonte: http://meuartigo.brasilescola.com

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Enem 2013: Inscrições para o exame começam nesta segunda-feira



As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 começam nesta segunda-feira (13) às 10h (horário de Brasília) e vão até as 23h59 de 27 de maio. O cadastro deve ser feito no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
O pagamento da taxa de inscrição do exame, de R$35, deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da GRU Simples (Guia de Recolhimento da União). Ela deve ser gerada, exclusivamente, neste endereço eletrônico.
O valor deve ser pago até o dia 29 de maio, sob pena de não ser confirmada a inscrição.
Estão isentos do pagamento os concluintes do ensino médio em 2013 matriculados em escola da rede pública de ensino e aqueles que comprovarem carência socioeconômica.

A internet na vida do jovem brasileiro

Por: Saulo Maurício Silva Lobo 

LAN house, cyber café, e-mails, Orkut®, MSN®, MORPG's, Skype®, Power scrap®... Nunca antes o brasileiro foi tão familiarizado a tantas palavras estrangeiras. O que possibilita isso é a informática e a Internet na era da globalização. É já fato conhecido que esta forma de intercâmbio de informações – a Internet – chegou para ficar.

E as estatísticas mostram que, apesar de estar entre os países com maior índice de desigualdade social e de ter IDH's (Índice de desenvolvimento humano – indicador que procura avaliar diversos aspectos, características e fatores da qualidade de vida de determinada população) baixíssimos em seu território, o Brasil está entre os primeiros no ranking Latino Americano de acesso e uso da Internet.

Se já não mais se pode ignorar que ela está aí e é bastante utilizada, cabe ainda nos perguntar o quanto, como e por quais brasileiros é feito esse uso. Bem como, como é a relação dos jovens, que representam a fatia maior de usuários e os quais são não apenas o futuro como também o presente de um povo, com essa “nova” forma de comunicação.

A Internet oferece uma gama de possibilidades que vai do lazer e pesquisa escolar à interligação das redes terroristas. Portanto, o usuário faz a todo instante escolhas a respeito de quais conteúdos são acessados e quais não são. Num país em que mais da metade da população já teve pelo menos alguma vez o acesso à Internet via computador, e que a maior parte dos que se conectam com freqüência gasta diariamente 1h a 5h, a relevância dessas escolhas e dos critérios que as definem não pode ser ignorada.

É isso que não vai permitir responder a questões como: a Internet é boa ou ruim em si mesma? Ou ainda: ela é neutra? O quanto? Que conseqüências ela traz para os jovens?
Escrever cartas não é uma atividade fora de moda ou menos prazerosa com o advento da Internet. Contudo, é inegável o benefício da praticidade e da velocidade com que podemos trocar e-mails. O telefone não precisa ser substituído, mas também é muito bom que se consiga matar saudades não apenas pela voz, como vendo também o ente querido, coisa que conexão à Internet e uma webcam resolvem para nós. Quando o assunto é lazer, basta constatar a proliferação das LAN Houses, cyber cafe's, blogs, flogs, sites de relacionamento entre outras coisas para perceber que também aí a rede mundial de computadores tem sua parcela gorda de contribuição.

Estatísticas revelam que, entre os brasileiros de 16 a 24 anos, são “os assuntos particulares e pessoais” que lideram o ranking dos propósitos do uso, e que a troca de e-mails é seguida pela troca de mensagens instantâneas (com os programas adequados), participação em sites de relacionamento, listas de discussões e fóruns, criação e atualização de blogs e afins e, por último, ligações telefônicas e vídeo conferências via Internet.

Até sexo virtual já foi inventado nas salas de bate-papo da Rede; “sexo seguro”, dizem os praticantes. Aliás, nos sites de busca, o pornografia está, senão no topo, bem próximo a ele, no que tange aos assuntos pesquisados. O que confirma a estatística de os “assuntos particulares” liderarem o ranking. Só de pois é que vêm as pesquisas escolares, as atividades remuneradas e profissionais e, por último, as de voluntariado.
Como já foi acenado, praticamente de tudo é possível encontrar no mundo virtual. Por isso, também há a polêmica pirataria (e de toda espécie), prostituição, tráfico de drogas, violência, conferências de grupos neonazistas, terroristas e afins. Basta lembrar, por exemplo, comunidades do Orkut® cuja atividade principal é rivalizar com outro grupos ou “tribos urbanas” e acertar encontros em Shopping's para deliberadamente promoverem a violência mútua. No meio de tudo isso está quem? Isso mesmo, o jovem! Geralmente da classe média, mas não só.

Diante dessa realidade ambivalente seria no mínimo imprudente sentenciar que a Internet seja boa ou demoníaca, para o jovem ou para quem quer que seja. Deve-se, portanto, ter em mente que, como a fissão nuclear, importantíssima para o entendimento maior sobre a estrutura básica da matéria e a produção de energia, mas que foi utilizada posteriormente para Hiroshima e Nagasaki, a Internet não veio do céu ou do inferno, mas da inteligência do ser humano. É, pois, no coração e na consciência do ser humano que residirá a solução do impasse.

Fonte: http://meuartigo.brasilescola.com

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Após miojo e hino de time, redação do Enem terá mais rigor na correção

O MEC (Ministério da Educação) confirmou nesta quarta-feira (8) as mudanças nos critérios de correção da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Redações que contarem com trechos desconectados com o resto do texto (como as que apresentaram receita de macarrão e trecho do hino do Palmeiras) vão receber nota zero. Até o momento, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos.

Polêmicas na redação do Enem

  • Reprodução Candidato escreve receita de miojo na redação do Enem e tira nota 560
  • Reprodução/Servidores do Inep Após miojo, Inep quer anulação de redações com gracinhas no Enem
A prova deste ano também vai ter correções mais rigorosas em relação a ortografia. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, erros ortográficos serão aceitos como excepcionais e sem reincidência. "Se estamos mudando o padrão, é porque não estamos satisfeitos". A mudança foi motivada por casos como o do estudante que tirou nota máxima na redação mesmo com diversos erros de ortografia.
Outro fator que mudou foi em relação a discrepância para as redações terem uma terceira avaliação. Até o Enem 2012, era preciso ter diferença de 200 pontos entre as notas dos avaliadores. Neste ano, a diferença para uma prova ter terceira avaliação será de apenas 100 pontos.
Em 2012, 21% das redações foram avaliadas por três pessoas. A expectativa é de que um terço das provas sejam corrigidas.
O órgão também informou que haverá um aumento no número de corretores e o aprimoramento do treinamento dos avaliadores. O critério para eliminar um avaliador do processo também foi alterado, haverá "monitoramento dos avaliadores com base em 33 parâmetros, com eliminação daqueles com desempenho inferior a 7 (numa escala de 0 a 10).
Em 2012, a eliminação ocorria quando o desempenho era inferior a 5". "Agora a gente vai descer o sarrafo", diz o ministro. diz o ministro da educação Aloizio Mercadante. No ano passado, 735 avaliadores foram retirados do processo. Se a nova nota valesse em 2012, esse número seria de cerca de 1.200 corretores.

Calendário

As inscrições do Enem 2013 começam na próxima segunda-feira (13). Os estudantes terão até 27 de maio para fazer a inscrição no exame e poderão realizar o pagamento da inscrição até o dia 29 de maio. O edital do Enem 2013 será publicado amanhã (9).
Assim, como em anos anteriores, estudantes que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Para o restante do público, a taxa é de R$ 35. Para este ano, o MEC espera até 6,1 milhões de inscritos.
As provas acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro, o exame começará às 13h (horário de Brasília).
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências naturais e o aluno terá 4 horas e 30 minutos para realizar a prova. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos.
* Com informações do Portal EBC

Fonte: Uol educação

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Programa Mais Educação

Estão abertas as Inscrições para o Programa Mais Educação.

Oficinas oferecidas:
- Futebol;
- Banda Fanfarra;
- Reforço Português e Matemática;
- Dança;
- Jornal Escola;
- Rádio Escola.

Procurar Professora Teânia Evelma.

Feliz Dia das Mães

A EEFM Deputado Joaci Pereira deseja a todas um Feliz Dia das Mães.

Homenagem às Mães

Convidamos você, querida mamãe, para participar conosco de uma confraternização especial em sua homenagem.
Dia 11/05/2013 às 8h
Local: EEFM Deputado Joaci Pereira
Sua presença é muito importante!

Menino de 12 anos cria aplicativo para calcular notas escolares.

Por ser considerado bom em matemática pelos colegas, Natan Gorin, estudante de 12 anos, sempre foi alvo da mesma pergunta à medida que o fim do ano letivo se aproximava: "qual nota preciso tirar para passar de ano?"
Gorin, que nasceu e mora no Rio de Janeiro, cansou de fazer todas as contas de cabeça e criou o iBoletim, um aplicativo para iOS que calcula automaticamente quanto cada aluno precisa tirar para ficar acima da média escolar. "Quis fazer um programa para ajudar todo mundo que tem essa dúvida, eu não conseguia fazer para todo mundo, são muitas contas", diz.


Natan Gorin, menino de 12 anos que criou o aplicativo iBoletim
Natan Gorin, menino de 12 anos que criou o aplicativo iBoletim   

 O iBoletim chegou a figurar entre os mais baixados da loja da Apple no mês de abril e conta com mais de 25 mil downloads. Toda a programação e design do software foi feita por Gorin. "Comecei a estudar programação pela internet, sozinho mesmo, desde 2011", diz.
Para usar o programa, que funciona no iPhone iPad ou iPod touch, basta baixar o iBoletim e inserir as notas em uma tabela desenhada em um quadro negro. É possível escolher o sistema de notas (de 0 à 10 ou de 0 à 100), escolher o tipo e o número de períodos, e depois o número de matérias.
O usuário tem então acesso à nota média, visualiza quantos pontos são necessários recuperar, quantos pontos são necessários tirar e os resultados finais.
"Além de aprimorar o iBoletim, já quero desenvolver outro aplicativo. Talvez seja também ligado à educação", diz o estudante.

Para acessar o iBoletim

Fonte: Uol Educação