Projetos

Projeto Recreio Online (Laboratório de Informática)

Justificativa
Cientes de que o momento do intervalo das aulas é uma oportunidade de maior interação entre colegas de diversas salas e no qual a possibilidade de ocorrerem acidentes por meio das brincadeiras de correr - preferidas da maioria de nossas crianças - é sempre iminente, pensou-se na possibilidade de transformar o chamado “recreio” em um momento de integração em que fosse possível minimizar alguns problemas dessa natureza, aproximando-os do mundo virtual, sem perder a ludicidade, através de uma proposta pedagógica descontraída, saudável e de valorização da aprendizagem.
Alguns de nossos alunos conhecem as chamadas lan houses – local área network, ambientes de acesso às mais diferentes ferramentas que a internet pode oferecer, no entanto, muitos outros ainda não conhecem nada do ambiente virtual, especialmente os mais jovens. Dessa forma, pensou-se em oferecer a todo o corpo discente, um espaço, no interior da escola, onde os alunos possam conhecer os recursos da web e utilizar as tecnologias da informação e da comunicação, as chamadas TICs, para, além de interagirem virtualmente, aprenderem por meio delas.

Objetivos

- Apresentar o LEI – Laboratório de Informática da escola, como mais um espaço de interação e aprendizagem;
- Aproximar os alunos das novas tecnologias que a escola oferece, afim de que conheçam outras formas de aprendizagem;
- Promover, durante o intervalo das aulas, um momento descontraído, de interação lúdica e aprendizado por meio da web;
- Conscientizar os alunos do mal uso da internet e suas possíveis conseqüências;
- Contribuir para fazer da escola um ambiente prazeroso;

Público alvo

Alunos do 6º ao 9º ano do ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio.

Metodologia e desenvolvimento do projeto

Etapa 1: Informação e motivação.
Visita da professora Denise Marinho, regente do Laboratório de Informática, a todas as salas de aula, apresentando o “Projeto Recreio online”, explicando o que é o LEI e suas funções, convidando os alunos a uma visita àquele espaço, como forma de incentivo à participação do projeto.

Etapa 2: Desenvolvimento
O projeto acontecerá durante todo o ano letivo. A professora do LEI visitará as salas de aula duas vezes por semana, alguns minutos antes do intervalo. Na ocasião, entregará ao professor uma ficha que dará direito a um aluno a participar do recreio online naquele dia. O professor fará a escolha do aluno através de critério próprio. Ao sinal do toque de saída para o intervalo, o aluno escolhido dirigir-se-á ao laboratório com sua ficha em mãos, para conectar-se à internet. Dessa forma, cada dia serão contemplados doze alunos por turno, sendo um de cada sala, podendo levar um acompanhante.
Ao chegarem ao laboratório os alunos são informados sobre as regras do LEI e serão avaliados durante sua permanência no local.

Recursos utilizados

- 12 fichas numeradas referentes aos alunos de cada turno que participarão do “Recreio online”;
- Ambiente climatizado com professor regente para instruções diversas e acompanhamento do projeto;
- Computadores conectados à internet.



PROJETO ALUNO­-MONITOR: Monitoria Voluntária no LEI

Responsável: Denise Marinho
Período: Semestral
Público Alvo: Alunos do 7º do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio

1. JUSTIFICATIVA

O Laboratório de Informática Educativa é um espaço de aprendizado no qual alunos e professores interagem entre si e com as tecnologias de que a escola dispõe. As atividades realizadas no LEI contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades em caráter mais amplo, uma vez que não se restringem a nenhuma disciplina, e especifico, no que se refere ao uso dos equipamentos e programas de informática, além de favorecer o desenvolvimento do senso de respeito, de cooperação e a conseqüente redução da indisciplina escolar.

Assim, o LEI da EEFM Deputado Joaci Pereira apresenta o Projeto Aluno-Monitor, cuja proposta visa envolver o educando em atividades de apoio ao regente e demais professores e alunos. Por meio de uma prévia formação, o aluno-monitor terá a oportunidade de conhecer o funcionamento dos equipamentos do laboratório, a dinâmica do ambiente e será estimulado a colaborar com o aprendizado de seus pares, uma vez que também atuará no processo de ensino­ e aprendizagem ao participar do planejamento e execução das atividades desenvolvidas. Poderá ainda aprofundar seus conhecimentos técnicos acerca da Informática Educativa e temas correlatos, numa prática que lhe permitirá experiência técnica e didática.


2. OBJETIVOS

2.1 Geral:

Preparar alunos para exercer a função de monitores, auxiliando no planejamento e execução das atividades do LEI.

2.2 Específicos:

•Desenvolver as potencialidades do aluno frente à utilização das TICs e do computador, desenvolvendo sua autonomia, independência e auto­ estima;

•Formar alunos multiplicadores para otimizar o uso do LEI, inclusive no horário do intervalo, como espaço de entretenimento;

•Estimular a melhoria do desempenho escolar através dos recursos tecnológicos como ferramenta auxiliar no processo ensino­ aprendizagem;

•Fornecer subsídios para uma boa postura profissional, motivando­-os para o exercício de liderança e bom relacionamento interpessoal.

3. PÚBLICO ALVO

Alunos do 7º do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio

4. REQUISITOS

· Disponibilidade para estar nas escola no horário do contra turno;

· Ter interesse por informática;

· Responsabilidade, assiduidade, pontualidade e competência nas tarefas desenvolvidas;

· Não estar engajado em nenhuma atividade/trabalho fora da escola;

· Ser aluno devidamente matriculado do 7º Ano EF ao 2º EM;

· Ter bom relacionamento com os colegas e professores;

· Ter bom rendimento escolar (média acima de 6,0 no ano anterior);

· Não ter sido aluno-monitor no ano anterior;

· Ter sido aprovado por média ;

· Não estar repetindo a série anterior;

5. NÚMERO DE VAGAS

Será estipulado um total de dez (10) vagas, das quais 5 (cinco) serão destinadas para o turno da manhã e 5 (cinco) para o turno da tarde. Cada monitor cumprirá uma carga-horária de 4 horas semanais, as quais não poderão coincidir com seu horário de aulas. Diariamente, em cada turno, haverá um monitor diferente auxiliando o LEI.


6. ETAPAS PREVISTAS

Estão previstas quatro fases para o projeto, conforme cronograma a seguir:

· 1ª fase - Março de 2011: Apresentação do projeto à comunidade, publicação do edital e abertura do período de inscrições;

· 2ª fase - Abril de 2011: Processo seletivo e formação dos monitores;

· 3ª fase - Maio de 2011 a fevereiro 2012: Período de monitoria.

· 4ª fase - Fevereiro de 2012: Conclusão da primeira etapa do projeto, avaliação, confraternização e entrega de certificados.

7. Resultados Esperados:

· Participação efetiva dos monitores no Projeto;
· Desenvolvimento do senso de responsabilidade;
· Interação;
· Inclusão sócio ­digital.

8. Avaliação

Ocorrerá durante todo o período de monitoria, considerando-se os critérios a seguir:

· Responsabilidade e compromisso;
· Assiduidade e pontualidade;
· Desempenho na realização das tarefas propostas.

Comissão Organizadora:

Núcleo Gestor e Regente do LEI da EEFM DEPUTADO JOACI PEREIRA, Professora Denise Marinho.